Anúncios, leituras e hemorróidas

 

por Marco Aurélio Gomes

 

Ouvi ou li em algum lugar que para conhecer uma cidade onde acabou de chegar, a pessoa deve primeiramente conhecer os jornais que circulam nela. Certamente as cidades se revelam nas linhas, ou entrelinhas, de seus jornais; naquilo que publica, ou no que deixa de publicar.

Além de artigos e reportagens, os jornais também trazem informações em seus anúncios. Passeando pelos arquivos do projeto “Ourinhos: memória em movimento”, realizado pela Associação de Amigos da Biblioteca Pública, despertou minha curiosidade a quantidade de anúncios de medicamentos publicados nas páginas do jornal “A Voz do Povo”, que circulou em Ourinhos entre 1927 e 1949.

Para começo de conversa, os anúncios não traziam fotos, mas desenhos e textos. Os mais frequentes eram aqueles que anunciavam medicamentos para vários males, como “amarelão”, “problemas de senhoras”, “fraquezas” e outras tantas enfermidades comuns naquela época.

Dentre os inúmeros anúncios de medicamentos publicados no jornal, destacavam-se aqueles que tinham como objetivo o tratamento de hemorróidas. “Hemorroidal” e “Hemo-Virtus” eram indicados para tratar a doença que afeta os vasos sanguíneos da região anal.

Comentei com uma amiga que esse tipo de problema parecia ser muito comum naquela época, o que talvez explique a quantidade de anúncios publicados em quase todas as edições. Curiosa como eu, ela consultou o pai, que viveu aqueles tempos e prontamente deu sua versão sobre a incidência de casos relacionados a tal moléstia: “É que naquela época as pessoas andavam muito a cavalo”. Não sei se a explicação tem fundamento, mas os longos percursos no lombo do animal deveriam causar, no mínimo, uma certa pressão na região afetada.

Pensando que hoje já não se anda tanto a cavalo, lembrei-me da participação do escritor gaúcho Moacyr Scliar, que também era médico, no programa de entrevistas “Roda Viva”, exibido ainda hoje pela TV Cultura. Em dado momento o escritor advertiu: “Banheiro não é biblioteca. Não leiam no banheiro porque provoca hemorroidas”. Não sei se cavaleiros e leitores tem algo em comum, mas talvez seja mais seguro escolher outros ambientes da casa para ler.

Se você tem interesse pela história ou quer conhecer como a imprensa retratava a cidade em tempos passados, clique no link tertulianadocs, depois em acervo e periódicos. Ali você vai encontrar digitalizadas em alta resolução milhares de páginas de jornais que circularam em Ourinhos e na região desde o início do século passado.

 

 

* Confira outros anúncios em http://www.tertuliana.com.br/docs